De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, o Parque nacional do Catimbau é uma das últimas reservas do Bioma Caatinga
Um bioma exclusivamente brasileiro essencial para a manutenção do equilíbrio da fauna e flora da região. Sua riqueza biológica não é encontrada em nenhuma outra região do planeta.
Ao todo são cerca de 62.300 hectares de caatinga preservada no Vale do Catimbau, que abrigam milhares de espécies migratórias e endêmicas (aquelas que desenvolvem-se apenas nessa região).
Além disso, a Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente porque esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido.
Dentro do parque há diversos pontos de visita onde é possível apreciar a vista e explorar cada detalhe da caatinga. Aqui a junção do clima com o relevo formam uma paisagem sem igual.
Tudo isso faz com que o Parque Nacional do Catimbau seja um oásis de preservação da Caatinga!
Qual a melhor época do ano para visitar o vale do Catimbau?
Se você vier visitar durante as estações chuvosas, no período de março a julho, vai poder conferir de perto a época em que a caatinga está mais verde e exuberante.
---
Agende agora sua visita ao Vale do Catimbau com a Agência Guia de Montanha!
Oferecemos uma experiência completa com toda a segurança que você precisa. Confira nossa agenda de passeios e vamos nessa. Te esperamos aqui para uma expedição incrível!
Sua opinião é muito bem-vinda! Pedimos apenas que mantenha o respeito, a educação e o bom senso ao comentar. Comentários ofensivos, desrespeitosos ou fora de contexto não serão tolerados e poderão ser removidos. Vamos manter um ambiente agradável e construtivo para todos.
Carnaval chega e o povo já sabe que é multidão, sobe e desce ladeira, sol rachando, fila para tudo e aquela luta durante sete dias por uma garrafinha d’água, ou talvez, aquela 3 por 10 gelada. Tem quem ame, tem quem aguente e tem quem chegue no meio da festa pensando: “era disso que precisava mesmo?”
A gente sabe que existem lugares que a gente visita, tira uma foto e pronto, automaticamente parece que tudo aquilo perde a graça ou a magia. Mas também existem lugares que fazem a gente parar, respirar fundo e pensar: “Rapaz… isso aqui é de verdade? Não precisava nem de filtro.”